PASTOR JORGE DE OLIVEIRA  
A DOUTRINA DA TRINDADE
A DOUTRINA DA TRINDADE

A Doutrina da Trindade (A Unidade Composta da Divindade)

Introdução

O presente estudo foi elaborado a partir de vários artigos. Ele tem por objetivo analisar os fundamentos bíblicos do ensino da Trindade, bem como expor os argumentos explicativos sobre esta doutrina, a qual é um dos pilares da fé cristã. O entendimento deste tema brota com mais facilidade quando é regado com oração, estudo da Palavra de Deus e meditação nas Escrituras.

Deus é muito grande e diferente de nós para que O possamos compreender completamente, o que só ocorrerá após a ressurreição (1Co 13:12). No entanto, devemos crer no que Ele diz acerca de Si mesmo. Alguns argumentam que o vocábulo "Trindade" não é bíblico. A Bíblia também não registra as palavras "onisciência" e "onipresença". Apesar disso, nenhum cristão irá negar estes atributos de Deus, pois as Escrituras ensinam que Ele conhece todas as coisas (Sl 147:5) e também que Sua presença enche os céus e a terra (Jr 23:23,24).

Da mesma forma, o conceito da tri-unidade de Deus é incontestável em ambos os testamentos, conforme veremos neste estudo: o Antigo Testamento ensina a Unidade na Trindade; o Novo Testamento ensina a Trindade na Unidade.

I. A Unidade Composta de Deus

A) A Palavra de Deus ensina que existe um só Deus verdadeiro, e que Ele é um Ser único, a Quem não há ninguém igual ou semelhante (Dt 4:35,39; Is 45:5,21). Mas esta unidade é composta, e não simples. O nome "Deus" é uma polissemia (nome com mais de um significado) na Bíblia. Ele se refere ao Pai sozinho, como Deus único e verdadeiro (Jo 17:3; 1Co 8:6; Ef 4:6), da mesma forma ao Filho (Is 9:6; Rm 9:5; Hb 1:8) e ao Espírito Santo (2Sm 23:2,3; At 5:3,4). Muitas vezes, refere-se à Trindade (Mc 12:29,32).

O mesmo ocorre com o Tetragrama (IHVH) - "Jeová", "Javé", ou "SENHOR" em nossas versões. Aplica-se ao Pai (Sl 110:1; Is 63:16; 64:8), ao Filho (Is 40:3 c.c. Mt 3:3; Jl 2:32 c.c. Rm 10:13; Zc 14:5 c.c. Mt 25:31) e ao Espírito Santo (Êx 34:33, 34 c.c. 2Co 3:16, 17; Jz 15:14 c.c. 16:20; 1Sm 16:14 c.c. 18:12; Ez 8:1-3). Aplica-se também à Trindade (Dt 4:35,39; 6:4). Assim, a mesma Bíblia que ensina que só existe um Deus e que Ele é um só, ensina também que cada uma dessas Pessoas é Deus absoluto em toda a Sua plenitude.

As Escrituras ensinam que o Deus verdadeiro é uma Pessoa, mas em momento algum afirmam ser Ele uma só Pessoa. Falam de um só Deus, mas de três Pessoas. Isso não é triteísmo (a crença em três deuses), porque a Bíblia ensina o monoteísmo, nem tampouco o unicismo (a crença em uma só Pessoa manifestada em três formas): a Palavra de Deus mostra claramente o Pai, o Filho e o Espírito Santo como Pessoas co-existentes e inconfundíveis, e não meros aspectos ou manifestações de Deus:

- Cristo está sentado ao lado direito de Deus-Pai (Cl 3:1; Hb 1:3);
- O Espírito Santo desceu sobre Jesus no rio Jordão (Mt 3:16,17);
- O Espírito intercede ao Pai (Rm 8:26,27);
- O Pai cria tudo por meio do Filho (Hb 1:2);
- Cristo comparece diante do Pai para interceder a Ele (Rm 8:34; Hb 9:24; 1 Jo 2:1);
- O Espírito Santo não fala por si mesmo, mas ouve as palavras do Pai para depois anunciar aos discípulos (Jo 16:13);
- Jesus confessa o nome do vencedor, diante do Pai e diante dos anjos (Ap 3:5);
- O diácono Estêvão e o apóstolo João viram o Senhor Jesus no céu, como Pessoa distinta do Pai (At 7:55,56; Ap 5:7,12,13).

O seguinte gráfico há de explicar melhor a doutrina da Trindade:

Dizemos então, que existe um único Deus que se desdobra em três Pessoas, distintas em funções mas unidas em Sua divindade, compartilhando da mesma natureza e essência, e tendo os mesmos atributos. Apesar de distinguíveis, as Pessoas da divindade são inseparáveis. Uma não existe sem a outra; se qualquer uma fosse retirada, não haveria Deus. Deus é um Ser triúno em Sua forma de existir: são três Pessoas próprias e individuais, porém a união é tão completa e harmoniosa, que existe um único Deus, e não três.

B) A Bíblia ainda atribui ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo atributos divinos que ela mesma ensina serem exclusivos a Deus. Confira:

  • Onipotência. É ser Todo-Poderoso, possuir todo o poder do universo. A Bíblia ensina que somente Deus é onipotente (Dt 3:24; 4:39; Sl 89:6-9), mas declara também que o Pai (Mt 11:25), o Filho (Mt 28:18; Hb 1.3; Fp 3.21) e o Espírito Santo (Lc 1:34,35; Rm 15:16,19) têm a onipotência.
  • Onisciência. Apenas Deus conhece tudo (1Rs 8:39), no entanto lemos nas Escrituras que cada uma dessas Pessoas conhece todas as coisas: o Pai (Mt 10:29,30; 1Jo 3:20), o Filho (Jo 2:24,25; 16:30; 21:17; Cl 2:3; Ap 2:23) e o Espírito Santo (1Co 2:10,11).
  • Autoria da Criação. As Sagradas Escrituras ensinam claramente que só Deus é o Autor da Criação, que fez tudo sozinho (Jó 9:8; Is 44:24), e com essa mesma clareza elas apresentam o Pai (At 17:24,25; Rm 11:36; Hb 2:10), o Filho (Jo 1:3,10; 1Co 8:6; Cl 1:16,17; Hb 1:2,10) e o Espírito Santo (Jó 33:4) como possuindo a autoria da criação.
  • Autoria da Salvação. Ao mesmo tempo que Deus é revelado como o único Salvador nas Santas Escrituras (Is 43:11; Os 13:4), elas também revelam que cada uma dessas Pessoas realizam a obra da salvação: o Pai (1Tm 1:1; 2:3; 4:10), o Filho (Lc 2:11; At 4:12; 2Tm 1:10) e o Espírito Santo (Jo 3:5; 1Co 6:11; Tt 3:5).

I.II Outros Atributos das Pessoas da Trindade

  • Onipresente
    Pai - Ef 4:6
    Filho - Ef 1:23; 4:10
    Espírito Santo - Sl 139:7
  • Ressuscita os Mortos
    Pai - 1Ts 1:10
    Filho - Jo 6:54
    Espírito Santo - Rm 8:11
  • Doa a Vida Eterna
    Pai - Rm 6:23
    Filho - Jo 10:28
    Espírito Santo - Gl 6:8
  • Supre Ministros à Igreja
    Pai - Rm 15:15,16; 2Co 3:5,6
    Filho - Jo 21:15; Ef 4:11
    Espírito Santo - At 20:28
  • Inspira Os Profetas
    Pai - Hb 1:1
    Filho - 2Co 13:3
    Espírito Santo - Mc 13:11
  • Santifica
    Pai - Jo 17:17
    Filho - Ef 5:26
    Espírito Santo - 1Pe 1:2
  • ...
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