PASTOR JORGE DE OLIVEIRA  
ESTÁ O SENHOR NO MEIO DE NÓS, OU NÃO
ESTÁ O SENHOR NO MEIO DE NÓS, OU NÃO

ESTÁ O SENHOR NO MEIO DE NÓS, OU NÃO? 

 “ESTA MENSAGEM IRÁ LHE MOSTRAR ALGO QUE COM CERTEZA VOCÊ PRECISA SABER, PARA EDIFICAR SUA VIDA”.

TEXTO:
Ê XODO – 17:1 a 4 e 7EA que ele caiu aqui dentro?
1.Partiu toda a congregação dos filhos de Israel do deserto de Sim, pelas suas jornadas, segundo o mandamento do Senhor, e acamparam em Refidim; e não havia ali água para o povo beber.
2.Então o povo contendeu com Moisés, dizendo: Dá-nos água para beber. Respondeu-lhes Moisés: Por que contendeis comigo? por que tentais ao Senhor?
3.Mas o povo, tendo sede ali, murmurou contra Moisés, dizendo: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?
4.Pelo que Moisés, clamando ao Senhor, disse: Que hei de fazer a este povo? daqui a pouco me apedrejará.
7.E deu ao lugar o nome de Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao Senhor, dizendo: ESTÁ O SENHOR NO MEIO DE NÓS, OU NÃO?


1) INTRODUÇÃO
Esta é uma mensagem para todos nós refletirmos, pois o tema da mensagem é uma pergunta que eu gostaria que os amados leitores respondessem no final, pois se tem uma coisa que deixa qualquer um triste é a ingratidão, dirá então ao coração de Deus, pois a bíblia diz “Não entristeçais o Espírito Santo de Deus,...(Ef-04:30)”. E quem se entristece acaba chorando e eu não gosto nem de pensar que eu poderia fazer meu Senhor chorar, é muito triste pra mim.
Mas o povo de Israel depois de passar 430 anos escravos na terra do cão, pois este é um dos significados da palavra Egito, conseguem a tão sonhada liberdade, mas se esquecem que tudo tem um preço, e com Jeová o primeiro preço a se pagar é o da fidelidade. Dois milhões setecentos e dez mil pessoas saem do Egito, levando o ouro e a prata daquele lugar, não bastasse sua saída foi através da mão forte do Senhor, com dez pragas Jeová humilha os pseudos deuses do Egito, que na época tinham somente cerca de dois mil deuses. Mas o Senhor os tira de lá e com uma bondade infinita ainda fala que não os faria passar perto dos Filisteus para que vissem guerra e quisessem voltar, Deus não quer que ninguém volte para o Egito, por isso Ele diz filho meu dai-me o teu coração, talvez para que te possa guiar, mas aquele povo se achava mais importante do que tudo, talvés pensando que Jeová tivesse obrigação de tirá-los do Egito.
Algo que eu acho incrível é que Deus ainda anunciava a ruína dos Egípcios, pois Ele dizia a Moisés, eu os farei sair da terra de Faraó e Moisés falava para o povo; eta povinho difícil. Mas ainda que nós sejamos infiéis Ele continua fiel, por amor de nós. Mas gostaria que você fisesse esta pergunta a você e a sua igreja, O SENHOR ESTÁ NO MEIO DE NÓS, OU NÃO? A verdade é que nós impedimos Deus de realizar milagre em nossas vidas (Is-59:02).

2) OS LIVRAMENTOS E AS MURMURAÇÕES DO POVO
EX-14:15
Nesta passagem o povo que saía do Egito agora olha para tráz e o que eles veêm, os soldados egípcios, então eles olham para os lados e o que eles veêm, somente montanhas, então eles olham para frente e veêm o mar vermelho, e o que eles dizem para Moisés? Acaso não havia sepultura suficiente para nós no Egito para que morrêssemos aqui. Se esqueceram dos milagres que foram feitos no Egito, se esqueceram da mão forte do Senhor. 
Hoje ainda vejo um grande povo que não tem se lembrado das maravilhas que o Senhor já fez, e ao invés de dar glórias, ficam murmurando e reclamando, dizendo, por que eu? Por que comigo? Por que meu filho? Não é isto que Jeová quer ouvir de você, louve. Mesmo depois de tanto livramento o povo murmurou, mas a misericórdia de Deus foi maior. O SENHOR ESTÁ NO MEIO DE NÓS, OU NÃO?
EX-15:23
Quando o povo murmurava Jeová diz a Moisés, mandar o povo marchar, e então Ele o único, inconfundível, incomparável, soberano, maravilhoso, faltariam palavras para tentar exibi-lo, pois meu intelecto é nada, mas meu Senhor é tudo, pois bem, Ele abre o mar vermelho e o povo passa a seco, e tão logo chegam do outro lado Mirian pega um pandeiro e suas amigas também e o pandero apanhou noite inteira, era festa, só alegria passaram com os pés enxutos. Mas a caminhada não podia parar, e logo chegam a um lugar chamado Mara, pois suas águas eram amargas e não se podia beber, ou iriam ter uma diarréia em pleno deserto, o que eles fizeram? Falaram para Moisés, nos tiraste do Egito para morrermos de sede no deserto. Ingratos, mais uma vez se esqueceram dos milagres de Jeová. Será que você também já foi ingrato com o Senhor, depois de uma benção cantou, mas quando veio a prova murmurou. O SENHOR ESTÁ NO MEIO DE NÓS, OU NÃO?
EX-16:01
Tão logo Moisés adoçou a água, a bíblia diz que eles chegarão a um lugar super abençoado, pois havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras e ali acamparam (Ex-15:27). Amados irmãos, depois de provar uma água de má qualidade o povo chegou a um lugar de água de primeira, eles não beberam como resolveram acampar ali, mas, porém mais uma vez se esqueceram dos benefícios vindos de Jeová e começaram a dizer “a que saudades dos tempos do Egito, onde comíamos carne e pão até fartarmos. Para que nos tirou de lá? Para morrermos de fome”. O SENHOR ESTÁ NO MEIO DE NÓS, OU NÃO?

3) MERIBÁ – LUGAR DE CONTENDA
Este é o verdadeiro significado da palavra Meribá, lugar de contenda. Você conhece os crentes de Meribá, vivem em contenda com Deus, vivem em contenda com o pastor, com os irmãos, com a igreja. Ingratos, ingratos com todos, pois vivem em desacordo com a lei de Deus. Esses são aqueles que no dia do juízo final dirão, mas Senhor! Em teu nome expulsamos demônios, curamos enfermos. Mas o Senhor lhes dirá, apartai vos de mim, crente de meribá.
O mais interessante é que tão logo ameaçam apedrejar a Moisés, e chegam a dizer, Moisés! O Senhor está no meio de nós, ou não? Sabe o que acontece no vr. 8 do cap. 17 se levanta os amalequitas e guerreiam contra Israel, pois, Israel não sabia nem pegar em espadas agora tem que aprender a guerrear.

4) CONCLUSÃO
Não seja um crente de meribá, evite contender contra o Senhor, pois os Amalequitas representam doenças, lutas, adversidades, morte, busquem se lembrar das maravilhas de Deus. Hoje eu tenho uma resposta para aquele povo, o Senhor não estava no meio deles, pois eles olhavam para as mãos de Moisés e não de Deus, não espere do homem, mas de Jeová, se esperardes no Senhor Ele estará no meio de vós.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
8





SEJAM BEM VINDOS