PASTOR JORGE DE OLIVEIRA  
MAR DA GALILEIA
MAR DA GALILEIA

EU PRECISO  DE UM  MILAGRE – VENTO CALA-TE|:  Mat: 8:23  à 27

Mar  da Galiléia :  21 Km  de comprimento  por  1 Km  de largura, mas tem 50  metros de  profundidade, na verdade  não  e um mar  mais  um lago de água  doce, e considerado mar  pelas  grandes  ondas  de até  6  metros  de altura, sem  qualquer  sinal prévios  forma súbitas  tempestades.l

EXISTEM 03  TIPOS  DE  TEMPESTADES QUE NORMALMENTE O SER HUMANO ENFRENTA

    1.  Situações tempestuosas – quando as circunstâncias se levantam contra.

Às vezes, na nossa vida tudo parece que dá errado, tudo parece que está contra. Situações, circunstâncias se levantam que nós estamos chamando de situações tempestuosas. Vejamos como diz em Provérbios de Salomão 1:27, o sábio diz assim: “em vindo o vosso terror como a tempestade, em vindo a vossa perdição como o redemoinho, quando vos chegar o aperto e a angústia.” Ele está dizendo que todo ser humano é passível de passar por tempestades, de passar por redemoinhos, de chegar a ter apertos e de chegar a ter angústias. Portanto, estas são as situações tempestuosas.

2.   Relações tempestuosas – que passam por tempestades e por crises.

      Quando uma família começa a brigar, quando existem atritos dentro de uma família, isto são relações de crise, são relações tempestuosas. Às vezes, são pais contra filhos, são filhos contra pais, é marido que se levanta contra a esposa, é a esposa que se levanta contra o marido. São amigos, são parentes. Veja como o salmista diz no Salmos 38:10 e 11: “Bate-me excitado o coração,   faltam-me as forças, e a luz dos meus olhos, essa mesma já não está comigo. Os meus amigos e companheiros afastam-se da minha praga, e os meus parentes ficam de longe.” Então, às vezes, são os próprios parentes que, quando uma pessoa passa por um problema, ele se afasta, gerando, relações tempestuosas.

3.   Tempestades emocionais -  Às vezes, a pessoa vive, por fora, com um sorriso, mas, por dentro, há um inferno, é a vida do stress. Há pessoas que vivem tempestades secretas: ninguém sabe, ninguém viu, mas, lá dentro, a sua vida emocional está paralisada pelo medo. São pessoas que são vencidas pela culpa,pelos seus medos do passado, são pessoas cheias de ira, consumidas por

preocupações que eu chamo: as tempestades da vida.

     Então são:

·          situações de tempestades;

·          relações de tempestades;

·          emoções com tempestades.

     A bíblia mostra três coisas a respeito destas tempestades:

·        Tempestades e crises são inevitáveis – Todos nós vivemos neste mundo diabólico, ou já passamos ou estamos passando, ou vamos passar por tempestades. Tiago deixa isto bem ensinado em Tiago 1: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,”

Ele não disse: Se você passar! Ele disse: Você vai passar! É inevitável. No versículo 3: “sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.”Então, é inevitável: Ou já passamos, ou estamos passando, ou passaremos.

·        Todas as coisas da vida, além, naturalmente, de você entender que elas são inevitáveis, elas são imprevisíveis – de repente surge uma crise, surge uma tempestade, de repente surge um problema no emprego, de repente um problema na família, de repente há um problema financeiro, é inevitável e é imprevisível. É, por isso, que as pessoas que não têm a certeza e a confiança em Deus, procuram a astrologia, a cartomancia, a leitura das mãos, os búzios para ver se eles podem mostrar o que é imprevisível. Ninguém poderia ter a idéia de como esta tragédia, que se abateu sobre o nosso país, com o vôo 1907  da GOL, tranqüilo sobre uma mata para chegar à Brasília e de repente um avião veio na contra mão na mesma altitude e o abate. 154 pessoas morreram. Isso é imprevisível. Olha a dor que o Brasil está vivendo. Foi uma tempestade que chegou sem avisar. O comandante do avião tinha milhares e milhares de horas de experiência. Era um “checador”. Mas, imprevisivelmente, um avião cruza em seu caminho e o abate. Você percebe o que eu estou dizendo? Tempestades são imprevisíveis.

·        Tempestades são imparciais – Vejamos em Mateus 5:45. Diz assim: “para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.”As tempestades são inevitáveis, são imprevisíveis e são imparciais. Elas, tanto acontecem com gente boa,como com gente má. Com cristãos e não cristãos. Então, qual é a diferença que existe entre um cristão e um não cristão perante essas tempestades. É isso que eu quero lhe dizer. Olha o que disse Malaquias 3:13, 14, 16 e 18: “As vossas palavras foram duras para mim, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti? Vós dizeis: Inútil é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos? Então, os que temiam ao SENHOR falavam uns aos outros; o SENHOR atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome. Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não o serve.”

     Se existe uma diferença, e se tempestades são inevitáveis e imprevisíveis e são situações que chegam sem sinalizar, qual é, e como, nós como cristãos, vamos ver a diferença que Deus diz  que coloca na vida de quem é justo e de quem não é justo?

     Eu queria abrir um parêntese para explicar esta pregação. É que muitas pessoas pensam que a tempestade só vem quando a pessoa está em pecado e em desobediência. Isto não é verdade! As pessoas dizem: O irmão deve estar passando por uma luta, deve estar em pecado, deve estar em desobediência. Não é verdade!  Vamos voltar lá em Mateus 8:23. O que mostra? “Então, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia. Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos!”    

Amados! Esta situação ocorreu quando os discípulos estavam em obediência a Jesus. Não é verdade? Eles não estavam em pecado como Jonas que disse: Eu não vou! Eu vou para lá! Quando Deus disse: vá para cá e teve uma tempestade. Não! Jonas estava em desobediência, mas os discípulos não estavam. Eles estavam exatamente, onde deveriam de estar: Com Jesus no barco.

     Então, o que é que nós começamos a compreender destes ensinamentos da Graça de Deus?

É que, aqui, na terra não é o céu. Aqui, na terra, as coisas não são perfeitas. Há erros, há lutas!

     Então, as tempestades são:

·        Inevitáveis; IMPREVISÍVEIS  E  IMPARCIAIS

Deus está dizendo à Igreja: Na hora da luta, vocês vão ver a diferença de quem é justo e de quem é injusto. De quem é fiel e de quem não é fiel.

      Então, aí, começa a pergunta: PASTOR! O que é que eu devo fazer? Como deve ser a minha posição como um eleito de Deus, como uma pedra viva, quando estas tempestades chegarem?      Quem sabe, alguém já está vivendo, ou alguém já viveu, ou, como é imprevisível, alguém poderá viver.

     Eu queria lhe dizer: Ou você reage em fé ou reage com medo. Ou você reage com confiança ou reage temendo. Olha como os discípulos disseram no versículo 25: “Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos!”

     Senhor nós vamos morrer, não há saída. Isto é assustador, nós estamos em pânico!Eles ficaram cheios de medo! É uma  reação normal. Reação do medo é uma reação normal. É do ser humano ter medo.  Vejamos qual foi a reação de Jesus. Diz no versículo 24: “E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia.” O que Ele estava fazendo? Dormia. Isto mostra que a paz é a reação da fé, porque poder dormir numa tempestade é uma prova total da confiança em Deus pois a primeira coisa que o inimigo faz é poder roubar o descanso e a noite das pessoas. Esta é a minha experiência.

     Então, você me pergunta: PASTOR, será que Jesus sabia que eles seriam varridos por uma grande tempestade? Sim, claro, é óbvio! Então, se Ele sabia que eles iriam passar por uma tempestade, Ele disse: Eu vou dormir? Aqui, entra o plano de Jesus.

    O plano de Jesus, com esta passagem, que está em Mateus, Marcos, Lucas, é ensinar, não só os discípulos do passado como do presente sobre  a fé e a confiança são importantes nas horas de tempestades. Por quê? Porque nada surpreende Deus.  (As coisas nos surpreendem.)

-Mas, Apóstolo! Está bem que Deus queria ensinar confiança, mas não é irônico? Jesus dormir num momento de tempestade?

O que Jesus estava mostrando? Ou você confia ou você entra em pânico; se entrar em pânico você vai temer, você vai ter um enfarto, você vai ter um derrame.

     Nos Estados unidos, no ano passado, foram vendidos um bilhão e meio de dólares em calmantes. Um bilhão e meio de dólares em calmantes. Por quê? Porque as tempestades chegam e porque as pessoas não sabem o que é confiança e fé. Elas deixam se levar pelo pânico e muitas morrem.

    

1.             Deus é contigo!

     Porque em Mateus 8:23 Ele disse: “Então, entrando ele no barco com os discípulos...” Jesus estava no barco! Jesus está no teu barco!  Não creias que ele te deixará, não. Deus estará para sempre comigo e contigo. Deus está no controle, nada enfrentamos sozinhos. Ele está conosco. ( FALA PARA SEU IRMÃO JESUS ESTÁ NO CONTROLE

!

     Marcos 4:38 diz: “E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos?”

Agora, estamos no livro de Marcos: “E lhe disseram: Mestre! Tu não te importas...” Tu não tens cuidado conosco? Tu não vais fazer nada? Não te importas?  Nós estamos, aqui, passando um aperto violento, e tu estas dormindo? Jesus deve ter dito a eles: Meus filhos! Ou, Meus filhos! Eu tenho sete mil promessas e uma delas diz em 1ª Pedro: “Lança sobre Ele toda a tua ansiedade da tempestade porque Ele tem cuidado de nós.”

Amados! Deus é conosco! Deus cuida de nossa vida. Creia! Deus está no controle de tudo! Marcos 4: 39. O Senhor disse: “E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança.”O que é que Jesus disse? Acalma-te! Emudece! Do original grego esta palavra quer dizer: Senta-te e cala-te! Deus disse ao vento e ao mar: Senta-te! Cala-te! O vento parou e as ondas baixaram. Jesus estava dizendo: Não há razão para ter medo.  Sou Eu que estou, aqui!

     Então, meus amados! Mesmo sem compreendermos como Deus está no controle, as coisas podem estar fora do nosso controle, mas não estão fora do controle de Deus. Às vezes, as coisas estão fora do nosso controle, mas não estão fora do controle de Deus. As ondas e o vento pararam, Pedro e os demais estavam fora do controle, mas quem é o libertador das tempestades é Jesus.

     Jeremias 32:17Ah! SENHOR Deus, eis que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido;coisa alguma te é demasiadamente maravilhosa.” Coisa alguma! Não há coisa, demasiadamente, maravilhosa para Deus. Nada é difícil para Deus.

     Em Lucas... Mateus, Marcos e, agora, vamos em Lucas 8:22 “Aconteceu que, num daqueles dias, entrou ele num barco em companhia dos seus discípulos e disse-lhes: Passemos para a outra margem do lago; e partiram.”    

Então, Jesus disse: A minha ordem é que nós vamos pegar o barco, passar e chegar lá do outro lado. Diz o versículo de número 27: “Logo ao desembarcar, veio da cidade ao seu encontro um homem possesso de demônios que, havia muito, não se vestia, nem habitava em casa alguma, porém vivia nos sepulcros.”

E a bíblia diz: “quando desembarcaram... (quer dizer: a viagem se completou.)

     Amados! Deus não faz a obra pela metade. Se fosse possível acabar com a minha vida ou com a sua vida. Se fosse possível destruir uma igreja. Se os inimigos deste mundo fossem mais fortes do que Deus, nós não teríamos jeito. Mas, a viagem se completou. E Jesus disse no versículo 25: “Onde está a vossa fé!”O problema para o crente é o medo. A solução do problema é a fé. O problema para os discípulos não foi a tempestade, foi a descrença, foi a falta de fé.

     O segredo para a vitória sobre o medo é a fé. É o dom da fé.

     Por isso, o Senhor em Efésios 2:8 diz: “porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;”  Portanto, a luta de Jesus com as pessoas é quando as pessoas não têm confiança em Deus. Hebreus 10:35 diz: “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.”     Versículo 39: “Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.”

A confiança na fé tem um grande galardão, tem um grande resultado. Ele disse: “Nós não somos os que retrocedem.”

     Nós queremos que você entenda isso. É uma questão de fé quando as coisas são inevitáveis, quando as coisas são imparciais, quando as coisas surgem. O que diz em Hebreus 11:6 “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”

É impossível! Sem fé, no barco entra água e afunda. Sem fé, as coisas inevitáveis, desculpe a expressão acadêmica: vão pro “brejo”, mas quando eu tenho fé, eu me aproximo de Deus com fé e eu creio que Ele existe e Ele é o galardoador dos que o buscam.

- Então, Apóstolo! Se Deus sabia, se Jesus sabia que eles haveriam de enfrentar uma tempestade, porque Ele não evitou?

Ele não evitou porque Ele queria que todos, os discípulos e nós, aprendêssemos uma lição, e só se aprende uma lição passando por uma experiência. Só quem passa por uma experiência sabe como é. E quando eles estavam passando por uma experiência de tempestade o que Jesus disse? Acalma! Pára!

     Então, o que Ele está ensinando?

Que, quando você tem experiência e passa por adversidades, tempestades e crises, Deus, sempre mostra o seu poder e o cumprimento das suas promessas.

     A minha pergunta é: O que está se passando com o teu barco? Está entrando água? Está passando por varredura de vento de um lado para o outro? Você tem tido relações difíceis em casa, com a família que não te compreendem? Você tem problemas financeiros, problemas de relações interpessoais? Uma grave situação de saúde? Coisas que estão, á dentro, que são tempestades, uma culpa tremenda, uma ira, um ciúme, um medo, uma preocupação? O que está dentro do teu barco?

     Jesus usa os lábios de um Apóstolo para dizer: Acalma-te, homem! Vento, pára! A vitória chegou! A solução não está nas pessoas. O milagre está em Cristo. É que, às vezes, a gente fica pedindo às pessoas, recorrendo às pessoas e, às vezes, se dá mal; quando você pensa que é amado e não é.

     Versículo 27 de Mateus diz:E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?”

     Eles andavam com Ele. Eles viram milagres. Mas, quem é este, se perguntaram? “O vento e o mar lhe obedecem...quem é este?” Este é o Senhor dos Senhores, é Rei de reis, é soberano, é o Advogado, é o Juiz, é o Provedor, é a Rocha firme.

     Então, as tempestades são inevitáveis, são imprevisíveis, são imparciais. Mas, amados, todas as tempestades são temporárias. Tempestades passam. Tempestades vêm, tempestades passam. O sol da justiça vai brilhar! Ele está no teu barco. Tudo está perfeito, tudo está bem e tu vais sair vitorioso!

-Mas, Apóstolo! Está doendo muito!

Jeremias 8:22 diz à igreja: “Acaso, não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?”

     Por que é que a igreja não está curada? Não há médico na igreja? Não há bálsamo? Não há a solução? Claro que há! Claro que há médicos entre nós! Claro que há bálsamos entre nós! Há médico de cura quando os médicos dizem que não há cura! Há bálsamo que passado no nosso coração cicatriza tudo aquilo que a vida nos foi deixando. Sabe o que é uma mulher ser espancada e trocada, depois de 20 anos de casamento, por uma de 20 anos? Sabe o que é um homem que ama a sua família e de repente, a mulher chega à casa e diz: Arranjei outro? Sabe o que é se dedicar 20, 30 anos a uma Empresa e, de repente, dizem: Já estás velho, vá embora!

     As coisas são imprevisíveis. As coisas ocorrem. As tempestades chegam. Mas, Deus está dizendo à igreja: Eu acalmo a tempestade! Eu digo ao vento: Pára! Eu digo às ondas: Cessem!

     E a bíblia diz que depois disto tudo, veio uma grande bonança. Veio uma grande paz.

Amados! Vale a pena confiar desta forma. Vale a pena acreditar desta forma porque as tempestades têm que ser todas temporárias, passageiras. Elas não ficam na vida da pessoa, para sempre. São experiências que nós temos para aprender passando por elas, como confiar em Deus.

- Mas, Pastor! As coisas não estão se encaixando! As coisas estão... Olha o meu barco, olha a minha vida! Já está cheia de água!

Deus está dizendo: Acalma! Eu estou no controle! Eu sou o Senhor! Eu sou a pedra viva da vossa construção! Eu sou o Deus que não falha, nunca perdi uma batalha! Maior é aquele que está na nossa vida do que aquele que está neste mundo! Deus é por nós não importa quem seja contra. Amado! Eu venho enfrentando tempestades na minha vida que você não imagina. Loucura!  Mas Deus sempre me diz: Eu estou no controle! Eu estou no controle! Eu sou o teu pastor! Eu sou tua rocha! Eu faço prezas! Eu acalmo tempestades! Eu faço o vento sossegar! Eu estou contigo no barco!      

     Assim, como Deus vai reverteu a situação, Ele  está revertendo, nesta hora. O milagre chegou!

     Para aquelas pessoas que estão dizendo: Deus! Eu quero ver um milagre! Estão dizendo, aqui, que vão me matar! São duas armas contra a minha cabeça! Mas, tu tens o milagre. Eu não vou morrer! Um milagre! Um milagre! Ó Três carros, como foi no caso do coronel sequestrado!©

-Acalma-te vento! Sossega tempestade! Senta-te! Acalma-te, vento e onda!

     Você vai dormir tranqüilo porque a bíblia diz que enquanto dormem, Deus dá aos seus amados. A luta está armada! As trevas contra a luz. A luz contra as trevas. E sabe quem ganha? A luz!

     Acalma-te vento! Acalma-te vento! Sossega, mar!  Os anjos de Deus estão neste lugar! Onde você menos espera, está a solução.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ESTUDODABILBIA
Quem foi o profeta chorão?
DANIEL
JEREMIAS
SAMUEL
ELIZEU
Ver Resultados




ONLINE
2





Partilhe este Site...

SEJAM BEM VINDOS