PASTOR JORGE DE OLIVEIRA  
LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÀGUAS
LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÀGUAS

O texto diz: "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás"

O que será que as Escrituras Sagradas estão nos ensinando aqui?

A palavra "pão" sempre foi figura daquilo que ganhamos no dia-a-dia. As pessoas nos indagam:

- "Você está indo pra onde?"

- Vou ganhar o pão de cada dia (trabalho).

Os estudiosos do AT, nos dizem que aqui há duas figuras:

1ª Figura: AS CHEIAS DO RIO NILO - Eles jogavam as sementes quando a enchente estava baixando, no final da baixa, as sementes do trigo e da cevada, floresciam.

2ª Figura: O COMERCIANTE - O comerciante pegava o seu barco, carregava com os bens que havia produzido e sai para comercializar em outras terras. "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás".

No versículos 2, o escritor sagrado nos dá uma lição preciosa, ele nos diz que devemos diversificar a nossa aplicação, porque não sabemos o que ácontecerá amanhã.

Como servos dos Deus vivo, o Senhor nos pede para lançar o nosso pão através de algumas atitudes que redundarão em lucro para a nossa vida em todos os sentidos:

Vers:4 – quem fica observando o vento não plantará e quem fica olhando para as nunvens  não colherá.

Lança  o teu pão as  suas  sementes  do  seu caráter, o seu  amor,  e  sua  fé,  no rio da vida,  e recolherá no tempo oportuno os frutos de  sua  fidelidade, o que  Deus  te confiou. Lançar  o  atirar  o pão sobre  as  aguas isto  significa :  esteja  sempre pronto para  uma  boa  ação,  mesmo que  não espere recompensa  por  ela,  pois  algum dia  certamente encontrará  sua  recompensa.  Profeta  Ageu: Cap: 3 ainda  há  sementes  no  celeiro  de Deus. Sementes  selecionadas, sementes boas,  uma  vez plantanda  esta  semente  irá  germinar, irár  crescer e  dar  frutos  e  um  processo. Quantos  nesta  noite  esta  plantando as  sementes  de  Deus.

LANÇAR O PÃO TEMOS  QUE  TOMAR ALGUMAS ATITUDES;

1 - LANÇA O TEU PÃO - ATRAVÉS DA BOAS-OBRAS.

Na carta de Paulo aos Gálatas 6: 9-10 diz:

"E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé."

Nós vivemos sempre sobre a influência de que as coisas estão acabando e que devemos reter o máximo possível. Que não devemos doar, para não nos faltar e que não devemos investir naquilo que Deus não quer que invistamos.

COISAS QUE POR FALTA DE INVESTIMENTOS ESTÃO ACABANDO:

a) A camada de Ozônio; b) As fontes de Águas; c) As reservas de petróleo; d) O casamento e as famílias estão se deteriorando.

A idéia de que tudo isto está acabando, tem levado as pessoas a entenderem que devem Reter, Cuidar, Fechar a mão, Se proteger.

A idéia de semear, de repartir, de dar, de lançar o pão, é contrária ao que ao que a sociedade ensina. A igreja caminha na contra-mão da sociedade secularizada.

John Wesley disse: "Faça todo o bem que você puder, por todos os meios que você puder, de todos os modos que você puder, em todos os lugares que você puder, em todo o tempo que você puder, pra todas as pessoas que você puder".

Devemos tirar de nós a idéia maligna e política de que só faremos o bem se tivermos algum lucro, se tivermos algum benefício. Se esta idéia estiver no seu coração, amigo, você já perdeu a benção.

"Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás" e reparta com um com dois  até  com  oito.

A Escritura nos contam a história de Davi e Jônatas. Eles construiram uma amizade sincera, na base da honestidade e compreensão. Jônatas não concordava com as atitudes erradas do seu pai, o rei Saul, por isso defendeu a Davi em várias ocasiões, livrando-o da morte, pois o rei, seu pai queria matá-lo.

Mais tarde, após a morte do príncipe Jônatas, quando Davi já era rei, o filho de Jônatas, Mefibosete, aleijado, vivia isolado e pobre em lugar distante do reino. Parálítico e longe de sua família ele vivia, até que o rei Davi o descobriu e lhe restituiu a honra, deu-lhe uma casa e o colocou como um príncipe até o fim dos seus dias.

Jônatas lançou o seu pão sobre as águas e nem viu quando o seu filho colheu as bençãos da sua atitude. Jonatas  semeou  a  boa semente da amizade , do amor, fidelidade, da sicnceridade , o  seu  filho  Mefibosete  colheu.

2 - LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS - Através de sua influência.

A posição que Deus lhe colocou, que Ele lhe concedeu na sua vida diária, foi pra que você pudesse influênciar à favor do Reino de Deus e do Evangelho. O crente agrada a Deus quando sua vida reflete ser "Sal da Terra" e "Luz do mundo", quando vive em santidade.

O evangelho anda tão descaracterizado em algumas vidas, que algumas pessoas que convivem em nosso meio, vivem de um modo, que não sabemos se ele é crente ou perdido, se está em luz ou em trevas, se é filho de Deus ou filho do Diabo.

Porque  muitos  andam  como  o mundo,  veste como o mundo,  fala como o mundo, suas  atitudes  são carnais, e  respiram como  o mundo , o mundo jaz no maligno.

3 - LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS - Através de tuas palavras.

As palavras possuem um poder extraordinário. Em Isaias 50: 4, diz:

"O Senhor Deus me deu língua de erudito, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado. Ele me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos."

Suas palavras podem influênciar por gerações. As pessoas irão repetir as palavras, os conceitos, os conselhos que você deu. Lá no futuro, quando alguém repetir o conceito, pode ser que ninguém saiba quem falou, mas Deus sabe que foi você quem falou.

As palavras possuem um poder enorme.

  • Palavras de carinho ditas por uma mãe, fazem uma criança dormir sossegada;
  • Palavras de ira, podem susscitar a violência numa multidão;pode ressultar numa guerra.
  • Palavras de encorajamento podem tirar uma pessoa do buraco;
  • Palavra de ânimo e de fé, podem restabelecer uma vida, tirá-la do fundo do poço e fazê-la novamente ter coragem pra enfrentar os desafios da vida.

4 - LANÇA O TEU SOBRE AS ÁGUAS - Através dos teus bens.

O evangelista Lucas diz:

"dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também." (Luc. 6: 38).

"Toda pessoa deve passar por três conversões: a conversão do coração, a conversão da mente, e a conversão da bolsa". (Lutero).

Conversão do talão de cheques, da poupança, do décimo terceiro. O dinheiro é um espelho que reflete o que vai no coração e no caráter.

Deus é um Deus doador. É Ele quem nos instrui a dar e dar sacrificialmente. Em matéria de doação, podemos estar em um desses três níveis:

  1. O nível da Bolsa - Aquele que geralmente não tem para pagar as suas contas - Ageu diz: "Recebe-o para por num saco furado". (Ag. 1:6). O espírito do medo amarra a pessoa para não liberar.
  2. O nível do Cesto - O menino dos cinco pães e dois peixinhos - Ele deu e multiplicou extraordinariamente por Deus. Saiu com um cesto e voltou com muitos mais.
  3. O nível do Celeiro - Deus nos deixa armazenar, mais os grãos não ficam lá por muito tempo. Se eles ficarem lá por muito tempo, apodrecerão. Quando doamos, Deus nos recompensará com as coisas que o dinheiro não pode comprar.

"LANÇA O TEO PÃO SOBRE AS ÁGUAS"

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ESTUDODABILBIA
Quem foi o profeta chorão?
DANIEL
JEREMIAS
SAMUEL
ELIZEU
Ver Resultados




ONLINE
2





Partilhe este Site...

SEJAM BEM VINDOS