PASTOR JORGE DE OLIVEIRA  
Clama a mim e responder-te-ei
Clama a mim e responder-te-ei

 

 

 

 

 
 

 

 

 

Clama a mim e responder-te-ei 


Publicado em: 24/5/2013
Por: Tales Teodoro Garcia
Assembléia de Deus Campo de Campinas - Aparecida de Goiânia

 

CLAMA A MIM, E RESPONDER-TE-EI

 Jr 33:3

Introdução:

Quando Deus chamou Jeremias para ser profeta ele era apenas um jovem, Jeremias  foi chamado para proclamar uma dura mensagem ao povo de Israel.

A nação precisava arrepender-se sob pena de ser destruída, levada em cativeiro. Jeremias ficou conhecido como o profeta chorão.

Apesar de ter que entregar uma mensagem de juízo Jeremias amava o seu povo e ate tentou fugir da sua missão e permanecer calado, mas foi comovido por Deus a não fazê-lo:

- Então disse eu, não me lembrarei Dele e não falarei mais no Seu nome; mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou afadigado de sofrer e não posso. Jr 20:9.

Ao jovem Jeremias foi ordenado não casar-se, nem ter filhos para ilustrar sua mensagem a Israel de que a nação seria destruída.

Em Israel não haveria descendentes se não se arrependessem. Jeremias se tornou mm profeta solitário e sem muitos amigos.

A vida dele era totalmente a serviço de Deus. Justamente por causa do pessimismo do seu discurso, ele foi perseguido principalmente pelos governantes de sua época que só queriam falar de paz e prosperidade.

Jeremias era assim um "calo" que incomodava a muitos.  Aprisionado e encarcerado no pátio da guarda por causa de suas profecias,  ele ouve a voz Daquele que era Seu refúgio em todo o tempo:
Jeremias: - clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes. Jr 33:3.

Não sei o que se passava na mente do profeta na ocasião em que ouviu Deus:

Estaria ele orando? Questionando Deus sobre seu chamado? Se lamentando?  Com medo da morte?

 O que sei é que o momento era de angústia e sofrimento, mas bem ali entre grilhões e guardas armados, na solidão da prisão Deus fala e convoca Jeremias a comunhão.

A palavra “clamar" no versículo acima significa: chamar por alguém, bradar, gritar, proclamar.

Clamar também se traduz como "gara": Nomear algo, chamar pelo nome. Já a palavra firme, no hebraico é  "batsar" melhor traduzida como: Isolado, inacessível.

A mensagem de Deus para Jeremias pode ser entendida como: - Clama a mim, nomeia a mim e te mostrarei coisas inacessíveis, possíveis de serem conhecidas apenas através de revelações.

E é no cárcere que Deus mostra ao jovem mensageiro as coisas que sucederão a Israel.

Agora, sem duvida nenhuma  este é  um dos  versículos mais belos da bíblia sagrada, este versículo tem cheiro de intimidade com Deus!

Se tem algo que este versículo representa certamente é que ele é o telefone do céu. 
Neste versículo Deus nos convida a busca-ló em oração, e em seguida nos promete que responderá nossas orações de uma forma que vai muito além de nossa compreensão.

- Clama a Mim, e responder-te-ei; anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.

Os ouvidos de Deus estão atentos para a nossa oração.

Você sabia que Deus tem segredos; e os segredos de DEUS são para os íntimos.
a bíblia diz no Sl 25:14:

- O segredo do Senhor é para os que O temem; e ELE lhes fará saber a sua aliança.

A oração é uma arma poderosa que nos permite ser íntimos de Deus, nos permite ter a revelação dos segredos de Deus.

Nós perdemos por não orar mais, perdemos por não buscar mais respostas de Deus, perdemos por não pedir direção de Deus. 

 

Buscar a Deus e invocar o seu nome é o maior investimento que podemos fazer nesta terra.

 

Invocar a Deus nos leva a conhecer coisas que somente conhecemos por Sua Graça.


àInvocar a Deus nos leva a “viajar” nos mistérios de Sua Soberania.
àInvocar a Deus nos traz discernimento nas horas necessárias.
àInvocar a Deus nos traz revelações de coisas ocultas e escondidas.
àInvocar a Deus nos garante a fé necessária para não temer o mal.
àInvocar a Deus nos leva a reconhecer que SEM ELE nada somos e nada fazemos.
àInvocar a Deus nos faz reconhecer nossa dependência de Deus.
àInvocar a Deus nos garante os livramentos diários.
àInvocar a Deus nos leva a desejar que outros também O experimentem e veja o quanto Ele é bom.

Se nos observamos a Bíblia sagrada veremos que muitos alcançaram vitórias clamando e invocando  ao Senhor em situações difíceis ou angustiantes.

Deus  quer responder nossas orações, mas principalmente, quer revelar a Sua vontade através dos clamores.
e sabe o que ele quer nos revelar?  As coisas grandes e firmes que nos não sabemos.

 Vejamos exemplos bíblicos de pessoas que clamaram a Deus e ele respondeu e anunciou a eles coisas que eles não sabiam

1à Jacó clamou em Betel:

Quando estava fugindo de seu irmão Esaú Jacó parou em um determinado lugar pegou uma pedra fez de travesseiro.

Jacó dormiu ali e teve um sonho no qual viu uma escada por esta escada os anjos desciam e subiam e no topo da escada Jacó viu o próprio Deus.

No outro dia cedo quando despertou do sono Jacó fez uma oração e pediu a Deus 2 coisas

Jacó pediu proteção, prosperidade; Jacó clamou ao Senhor! Gn 28:10-32.

 O que ele Jacó  não sabia, é que Deus alem de responder sua oração ainda revelou a ele coisas grandes e firmes.

 Da descendência  de Jacó seria formado o povo de Deus (as 12 tribos de Israel) e futuramente de uma das 12 tribos viria o salvador do mundo.

2à Moisés clamou que Deus lhe mostrasse a Sua glória:

 

Depois que Moises foi chamado por Deus no meio da sarça e tirou o povo da escravidão do Egito.

Eles começaram a caminhar pelo deserto, no meio do deserto Moises clamou a Deus que ele lhe mostrasse a sua gloria. Ex 33:18.

Deus não só respondeu a oração de Moises como também, revelou a ele coisas grandes que ele não sabia.

  Apartir daquele momento  a glória do Senhor estaria  estampada  em seu rosto, a gloria do Senhor iria pairar sobre a sua tenda, e gloria do Senhor iria  acompanhar a sua vida...

A gloria de Deus foi algo tão grande na vida de Moises que todas as vezes que ele ia falar com o povo ele tinha que colocar um véu sobre a sua cabeça, por que o seu rosto resplandecia em gloria. Ex34:33-35.

3à Ana clamou pela sua situação:

Em uma época em que ser estéril era uma vergonha e humilhação para uma mulher, a bíblia diz que Ana mulher de Elcana era estéril.

Pra piorar sua situação Elcana tinha outra mulher que se chamava Penina e Penina perseguia Ana zombando dela por ser ela estéril.

Mas o que foi que Ana fez? Ana clamou ao senhor e como resultado Deus não só respondeu a oração de Ana dando a ele um filho. 1 Sm 1:1-20.

Mas Deus ainda revelou a Ana coisas grandes e firmes que ela não sabia.

Era que Deus precisava de um homem sobre a nação de Israel, Ana pediu um filho mais Deus deu a ela muito mais que um filho.

Deus lhe deu um profeta, e este profeta foi o ultimo juiz em Israel e ainda ungiu 2 reis sobre a nação: Saul e Davi.

 4à Daniel clamou a Deus na cova dos leões:

Na verdade Daniel era um homem de oração que vivia sempre clamando ao seu Deus.

Mesmo quando com intenção foi feito um decreto proibindo que se fizesse por 30 dias orações a qualquer Deus que não fosse o rei Dario,  e quem fizesse seria lançado na mesma hora na cova dos leões. Dn 6:5-9.

Daniel permaneceu clamando. 3 vezes ao dia como já era seu costume abria as janelas para o oriente e em direção a Jerusalém clamava ao Deus de Israel. Dn 6:10.

Como esta lei foi feita justamente por inveja e pra tentar arranjar um meio de acusar o homem de Deus na mesma hora denunciaram o caso ao rei.

Apesar do rei Dario se um amigo e admirador de Daniel teve que cumprir o decreto e Daniel  foi lançado na cova dos leões.

Agora o que me chama atenção é que naquela noite ate o rei Dario um rei ímpio que não conhecia a Deus passou a noite clamando ao Senhor.

Sabe o que aconteceu? A promessa de Deus se cumpriu; Deus não só respondeu a oração como revelou coisas grandes e firmes que nem Daniel e o rei Dario sabiam.

Naquela noite Deus enviou o seu anjo naquela cova e os leões não tocaram em Daniel.

Como diz a letra  da canção da cantora Mara Lima:

Calma, Daniel, eu sou o Senhor.
Não tenha medo, não, o leão me escutou.
Eu ordenei a ele prá que fosse se deitar,
durante esta prova o leão vai jejuar.
Calma, Daniel, eu estou aqui.
Se você tiver com sono, Daniel, pode dormir.
Aí tem travesseiro, deita em cima do leão.
Durante aquela noite foi só glória e unção

Foi o Senhor Jesus que estava lá.

5à A  mulher samaritana clamou pedindo água:

Quando aquela mulher teve um encontro com Jesus e ele disse que se ela lhe pedisse ele lhe daria da água viva.

Na mesma hora ela clamou por esta água; já pensou! Ficar livre do trabalho de todos os dias ir ate o poço de Jacó encher cântaros  de água pra levar pra casa.

Mas como ela clamou por aquele que a é a fonte de água viva ele respondeu revelando pra ela coisas grandes e firmes que ela nem sabia.

Quem  beber  desta água tornara a ter sede,mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede,pois  ela se fará nele uma fonte saltando para vida eterna. Jo 4:14.

Ela logo clamou:  - da-me desta água. E ele respondeu: -  te darei mas primeiro vai buscar o teu marido.

Ela disse: - Senhor não tenho marido. E ai Jesus  disse:  - disseste bem não tem marido por que este que você esta com ele  já e o quinto e não é seu.

Parafraseando a fala de Jesus ele disse: eu quero te anunciar coisas grandes e firmes que você ainda não sabe, devolve este marido para sua esposa e venha ter um encontro comigo.

A mulher samaritana pediu a água para ter o trabalho de busca todos os dias, o que ela não sabia e que Jesus precisava de uma missionária em Samaria.

Ela largou o cântaro se esqueceu da água do poço de Jacó e foi ate a cidade de Samaria e começou anunciar que havia encontrado um homem que é o salvador do mundo!

Quem clama a Deus recebe reposta e ainda recebe revelação de coisas grandes e firmes que não sabia.

A primeira atitude e deixar o cântaro, o cântaro representa a velha vida de pecados, deixar o cântaro significa nascer de novo, significa ser nova criatura.

6à  Coisas grandes são reveladas através da oração.

O poder sobrenatural é manifestado através da oração. Não há sucesso sem vida de oração.

Mas o que é a oração aos olhos de Deus? Oração não é pedir a Deus que faça a minha vontade. Oração é a forma de eu viver a vontade de Deus.

A oração é a única forma de vermos Deus manifestar-se em coisas grandes, que ainda não sabemos.

Oração é a chave que abre as portas dos céus e é a chave que fecha as portas do inferno.

A oração tem poder para curar toda a espécie de doenças, toda a espécie de enfermidades.

A oração tem poder para acabar com a miséria, para acabar com os tormentos da vida. A oração tem poder para tudo porque é um poder onipotente. Tem poder para tudo.

A oração precisa ser praticada pelos crentes em Cristo Jesus. Porque a oração é a arma que Deus deu aos Seus filhos para a batalha da fé.

É a arma contra os ataques do diabo. É a arma que pára os ataques do príncipe das potestades das trevas, apaga os dardos inflamados do inimigo.

Precisamos urgentemente aprender a pensar em oração, a falar em oração e a agir em oração.

Ei! se o teu casamento vem sendo atacado, ora ao Senhor. Se os seus filhos estão sendo atormentados pelo inimigo, ora ao Senhor.

Se os seus negócios foram quebrados, ora ao Senhor Jesus Cristo. Se o seu corpo enfrenta doenças, ora! Ora a Deus.

Se você perdeu algo na vida, começa a orar ao Senhor. Se a sua vida está vazia, ora a Deus. Se a sua vida está sem sentido, ora ao Senhor. Ora! Ora! Porque Deus responde às orações.

A minha obrigação é orar e pronto. Quem quiser ore, quem não quiser, não ore. Não é verdade.

Agora, o crente que não ora é fraco. O crente que não ora vive derrotado. Igreja que não ora é igreja fraca. Família que não ora é família derrotada. Família que ora é forte e unida.

 Crente que não ora peca contra o Senhor, e a sua carne o domina, a sua língua passa a ser motivo de fogo do inferno.

Quantos ministérios destruídos por falta de oração!  Quer ver um irmão quebrado? Ele não ora.  Quer ver uma família derrotada? Ela não ora.

Quer ver um crente fofoqueiro? Não tem oração. Toda a pessoa fofoqueira é carnal e não tem vida de oração.

Crente fofoqueiro tem medo de oração. Porque, na hora que ele se ajoelha, o Espírito Santo vem e diz: Fofoqueiro! Pára com essa língua grandeQuando você morrer vai ter que comprar dois caixões: um para o corpo, outro para a língua.

Ei! Deixa eu te dizer algo importante: Não adianta vir na igreja só no domingo, com a Bíblia, cantar hinos, louvar a Deus. Não é suficiente. Isso não é vida espiritual.

Deus espera mais de cada um de nós. Ele espera uma vida pessoal de oração e uma vida congregacional de oração.

Paulo disse aos  Tessalonicenses 1 Ts 5:17: “Orai sem cessar."

Aqui não diz: Orai de vez em quando, orai quando a tua carne quiser. Se a tua carne não quiser, não ora, não precisa orar.

O texto diz: Orai sem cessar. Portanto, oração deve ter esta prioridade, porque a falta de oração é pecado.

A maior tragédia da igreja não são as orações que não foram respondidas. A maior tragédia da igreja é a falta de oração.

Pastor, mas eu  não oro por sou muito ocupado, não tenho tempo!Não, não, não, não.

Você não ora porque é muito ocupado?

 Desculpe a sinceridade eu vou te dizer uma coisa: Quem não ora é porque não é espiritual. É porque não ama a Deus.

Porque não existe esta coisa de dizer: Senhor, eu Te amo, mas eu não quero falar contigo.

 Não existe isso! Senhor, eu Te amo, mas não tenho tempo para orarNão quero conversa com o Senhor. Eu amo Jesus do meu jeito.

Ei! Você tem que amar a Deus é  do jeito que a Bíblia diz. Jesus disse aos discípulos no monte das oliveiras: Mas, nem uma hora tu ficaste comigo?

Quando falamos em oração todos nos temos muitas  desculpas para dar. Mas, não há desculpas. Quem não ora, não ora porque não é espiritual. Não ora porque não ama a Deus.

Conclusão:

Ore e espere por coisas grandes e ocultas da parte de Deus.

Grandes: porque o nosso Deus é grande, imensurável, insondável e faz coisas maravilhosas

Ocultas: por que ele fará coisas inéditas nas nossas  vidas, coisas que nem eu você nunca vimos na nossa historia

Ora aquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente alem daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nos opera Ef 3:20.

 - Clama a Mim, e responder-te-ei; anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.

 

 

 

 

   

 
 
 

 

 

 

   

 

 
     
 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ESTUDO BÍBLIA
QUAL O LIVRO MAIS ANTIGO DA BÍBLIA?
GÊNESIS
SALMOS
DEUTERONÔMIO
Ver Resultados




ONLINE
1





SEJAM BEM VINDOS