PASTOR JORGE DE OLIVEIRA

QUE SEGUE A JESUS TEM RECOMPENSA

QUE SEGUE A JESUS TEM RECOMPENSA

QUEM SEGUE A JESUS, TEM RECOMPENSA”


Textos: Mc 8:34 / IICr.15:7.

 

 


“Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.

“Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem uma recompensa”.


1-Jesus usou a realidade do contexto romano para ensinar acerca do reino de Deus. Enquanto o condenado em ROMA, era forçado a carregar sua cruz para morte, os seus seguidores,carregariam a cruz voluntariamente e colheriam a vida.


2- o rei ASA iniciou seu reinado em Judá num momento conturbado, sem paz, mergulhado na idolatria, distante de Deus e de sua palavra. No entanto, a misericórdia do Senhor, ainda estava presente, Ele falou com ASA profeticamente através de AZARIAS o sumo sacerdote, e o convocou junto com todo o povo a uma mudança de posição, a trabalhar incansavelmente por essa mudança, pois haveria uma recompensa. Paz no seu reinado.


Pergunta-se: O que há de comum entre os dois textos ? Conselhos para seguir a orientação e fazer a vontade Deus, convocação para abrir mão dos nossos interesses em prol dos interesses de Deus, luta incansável para cumprir essa vontade, e recompensa (temporal e eterna) por essa obediência.

Um grande número de pessoas, se refere às dificuldades da vida como "uma cruz pesada". Não é raro ouvir alguém dizer: "Essa é minha cruz", para falar do marido, filho, desemprego, perseguição...

Mas qual seria o real significado de tomar a cruz?


A cruz é questão de propósito. Jesus disse: "Se alguém quiser". Não é por força, nem por violência, mas por livre e espontânea vontade. Ela surge de um coração que entendeu qual o caráter de quem o convidou.

A cruz tem a ver com renúncia. Envolve: deixar pai, mãe, negócios, filhos, prazeres temporais... Para ser digno dele. É passar a se envolver com os interesses de Jesus, abrindo mão dos nossos. no entanto, devemos nos preparar para o enfrentamento de muitas dificuldades, porque passaremos a guerrear contra a nossa vontade e a vontade da maioria.



Encontramos em (II Crônicas 15:7) três palavras que nos estimulam cumprir esse mandado.

· ESFORÇO – NÃO DESFALECER – RECOMPENSA.

1-ESFORÇO: significa colocar mais força, persistir mais na obra, é como subir uma escada rolante ao contrário, como diz Lia Luft. Esse esforço, envolve renúncia de nossos próprios interesses, em favor do reino de Deus, da obra de Deus, logo, é amor, e amor é doação, na visão desse mundo ,é coisa de louco, mas o apóstolo Paulo declara em uma de suas cartas que muitos foram salvos por essa loucura.


Esforço para obra de Deus. Mas o que é a obra de Deus?

R: Proclamar Cristo a todos os homens em todo o mundo. Pregar as boas novas da salvação a todas as pessoas em qualquer parte (longe ou perto). É chamar os homens ao arrependimento, porque haverá um juízo, o julgamento do pecado da humanidade. At.1:8; Mt 28:18,19; Mc 16:15,16.


2-NÃO DESFALECER: Um semeador não pode desfalecer as mãos, senão como semeará? Um soldado não pode desfalecer as mãos, senão, como guerreará?· Um médico não pode desfalecer as mãos, senão, como curará? ·
O crente na tarefa de comunicar as verdades de Deus e do Senhor Jesus Cristo, tem o dever de não desfalecer, de buscar forças em Deus para cumprir a sua missão. Diz a bíblia:

“Aquele que leva a preciosa semente chorando e cantando, voltará sem dúvida trazendo seus molhos.” Sl 126:6

Logo, não desfalecer, é ir aos campos, a seara, com compaixão e amor chorando e cantando, na certeza que haverá uma recompensa. Na perspectiva bíblica, desfalecer é egoísmo,é pensar somente em si e no seu bem estar, o que contraria em muito o dono do campo.

É quebrar agenda, Jesus fez isso. O tempo é deles e não nosso, quem está como ovelha sem pastor são eles, Jesus aceitou o fato e foi onde eles estavam no momento em que eles precisavam.

É conhecer claramente o projeto do Pai. Jesus conhecia, por isso se ocupou sem reservas na divulgação desse projeto “o reino de Deus” (sistema onde a sua vontade prevalece), o único sistema capaz de responder as inquietações do coração dos homens.


3- RECOMPENSA.Todo aquele que trabalha, tem como recompensa o pagamento.
John MacArthur declara que palavra hebraica traduzida por “recompensa”, fala de uma benção espiritual, não de riquezas temporais. É o tranqüilo gozo e o descanso que vem aqueles que vivem pela palavra de Deus.
Vejamos alguns textos no livro de Apocalipse que comprovam essa verdade para os fieis de todos os tempos.

“…Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da arvore da vida, que esta no meio do paraíso de Deus”. Ap 2:7b

“…O que vencer não receberá o dano da segunda morte”. Ap 2:11b

“…Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe”. Ap 2:17.

“E ao que vencer e guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações. E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. E dar-lhe-ei a estrela da manhã”. Ap 2:25-28.

“ O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”. Ap 3:5.

“A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome”. Ap 3:12.

“Ao que vencer, lhe concederei que assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono”. Ap 3:21.

Nada fica sem valor diante de Deus no tocante à obra feita .


“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. I Co 15:58.

Que Deus nos ajude a segui-lo com perseverança, fazendo a sua vontade, aguardando a recompensa reservada para os fiéis.