PASTOR JORGE DE OLIVEIRA  
O MINISTÉRIO PROFÉTICO 1
O MINISTÉRIO PROFÉTICO 1

O MINISTÉRIO PROFÉTICO – PARTE 1

Gustavo Veríssimo (Ministério Rios - www.ministeriorios.com.br)

 

Vivemos dias de restauração na igreja do Senhor. Estamos no tempo iminente em que o Espírito Santo será derramado sobre todos os povos, e estes virão a profetizar, terão sonhos e visões. Estamos às portas do tempo do fim, a segunda vinda do Senhor nunca pareceu tão próxima. Nenhuma outra geração sentiu o que estamos sentindo, nem mesmo viu o que estamos vendo. A restauração que estamos vivendo é de fato um chamado para preparar o caminho do Senhor.

O ministério profético sempre foi parte fundamental para restauração de princípios Bíblicos. Assim aconteceu todas as vezes que o povo se desviou. O ministério profético é o meio que Deus usa para que o Seu povo se volte para Ele.

 

Que figuras bíblicas apontam para este momento profético?

1. As Festas em Israel - As figuras e os acontecimentos do Velho Testamento são sombras do que realmente esta para acontecer. Havia festas em Israel com diferentes significados e que simbolizavam o cumprimento da vinda do Cristo. Segundo o quadro abaixo constatamos que durante a história, a igreja já experimentou a maioria destas festas, com exceção da festa dos Tabernáculos.

FESTAS

SIGNIFICADO

CUMPRIMENTO EM CRISTO

PASCOA

Libertação dos filhos de Israel

Lev.23:5

Cristo imolado por nós

1 Cor. 5:7

PÃES ASMOS

Purificação do fermento egípcio

Lev.23:6-8

Purificação do fermento do pecado

1Cor. 5:7-8

PRÍMICIAS

Movimento dos primeiros frutos e promessa de próximos

Lev.23:9-14

Cristo, as primícias da ressurreição.

1Cor. 15:20-23

PENTECOSTES

Abundância de colheita

Lev.23:15-21

Abundancia do Espírito

Atos 2

1Cor.12:13

Ef. 2:11-12

TROMBETAS

Convocação santa

Lev.23:23-25

Trombetas anunciando a volta de Jesus

1Cor 15:52

YOM KIPPUR

Sacrifícios pelo pecado

Lev.23:26-32

Cristo sacrifício vivo

Heb 9:10

Rom. 11:25-29

TABERNACULOS

Memorial das tendas no deserto

Lev.12:33-44

Morada celestial

Apoc. 21:1-3

 

 

Para a celebração da Festa dos Tabernáculos era necessário uma preparação com as Festas das Trombetas, Expiação e finalmente os Tabernáculos. A Festa das Trombetas lembrava o Dia da Expiação, quando o povo era santificado para encontrar com o Senhor no Santo dos Santos. Deus tem levantado nestes dias profetas para tocar suas trombetas e convocar todo o povo para santificação e se encontrar com Jesus.

2. Ministério de Elias (Ml 4.5,6) – A semelhança de João Batista, Deus tem levantado nestes dias, pessoas para profetizarem na “unção e poder do Único Deus” (significado da palavra Elias), conclamando a igreja ao arrependimento e santificação, pois é chegado o Reino dos céus.

3. As duas testemunhas de Apocalipse 11.3-13

(representando o ministério profético e o ministério da Palavra), o Filho Varão de Apocalipse 12.1-6, que está sendo gerado pela igreja (a mulher com dores de parto) e os 144.000 que foram selados (Ap 7.1-8; 14.1-6). Todas estas figuras falam do mesmo mover, e o fato das 144.000 testemunhas procederem de todas as tribos mostra que o único dono deste mover será o próprio Deus, e que o mesmo não ficará restrito a nenhum segmento individual de sua igreja.

 

Deus quer que todos profetizem

Um estudo sistemático da bíblia deixa claro que o Senhor deseja que o Seu povo profetize.Cada pessoa pode profetizar, esse é o desejo de Deus. Vamos ver algumas passagens:

“Nos últimos dias diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos.Os seus filhos e as suas filhas profetizarão; os jovens terão visões,os velhos terão sonhos,”(atos 2:17)

“Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais ,principalmente o de profetizar.”(1 cor.14:1)

“Pois todos vocês podem profetizar ,cada um por sua vez....”(1 cor.14:31)

“Portanto ,meus irmãos,busquem com dedicação o profetizar...”(1 cor.14:39)

Profetizar não significa ser profeta

Como lemos acima todos podem profetizar, em Efésios Paulo diz que quando Jesus ascendeu aos céus Ele deu dons aos homens.Isto foi de graça, não precisamos de sacrifícios para conseguir isto. Existe sim, uma disciplina a ser seguida, a qual se chama fé. Em Romanos 12:6, a palavra declara que aquele que profetiza, faça de acordo com a fé que tem. Então todos podem profetizar de acordo com a fé, isto é, se eu creio que Jesus subindo aos céus deu dons aos homens, então conseqüentemente Deus me deu o dom de profetizar, isto é meu. Mas isto me qualifica como profeta?

Não! Profeta é um chamado soberano de Deus para a vida de uma pessoa. O profeta declara a vontade de Deus, traz luz ao povo de Deus sobre Seu caráter. Sua influencia pode abranger desde a igreja até mesmo nações. Ele é dado para aperfeiçoamento da Igreja, para que chegue a perfeição. Ele tem função de aprimorar a igreja no dom profético. A igreja em Antioquia é exemplo de uma igreja onde profetas tinham uma função definida. Podemos resumir em uma palavra tudo isso, a diferença é a influencia. Paulo fala “nem todos são profetas”. Profeta é um chamado soberano de Deus para uma pessoa. A mensagem profética tem foco sobre santidade, justiça e amor. Muitos erros acontecem em determinadas igrejas quando qualificam aquele que profetiza como profeta. Chega a ser desastroso, pois é fato que todo ser humano tem sede pelas coisas sobrenaturais (ler Isaias 8:18-23), quando as pessoas focalizam aquele que muito profetiza dando poder a essa pessoa, isso causa divisões e rachas sérios.

Eu tenho uma opinião de que todos somos seres espirituais, portanto todos temos acesso a essa realidade invisível. Isso me deixa claro que eu tenho acesso aos céus a hora em que desejo, posso andar vendo e ouvindo o Senhor. Em Hebreus diz que o sangue me dá livre acesso ao trono de Deus. Então com ousadia eu vou com inteireza de fé até onde Deus está. Onde os anjos adoram dia e noite. Eu tenho liberdade para isso. Eu preciso de experiências sobrenaturais, pois eu sou sobrenatural. Eu sou um homem espiritual antes de ser carnal. Jesus nos encoraja a pedir, buscar e bater pelo Espírito Santo, ou seja, Ele disse para eu buscar tais experiências. Então eu quero profetizar, ter sonhos e visões. Ver anjos atuando. Realizar sinais e maravilhas. Curar os enfermos e expulsar os demônios.”Ele levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens”.

Breve a continuação do Estudo “Ministério Profético –Parte 2” com os temas: As manifestações proféticas e Tipos de Unção profética. Os estudos apresentados são frutos de leituras e experiências vividas pelo “Ministério Rios” e nosso objetivo não é definir moldes ou apresentar fatos que se encerrem em si mesmos, mas compartilhar das Novas do Evangelho com o povo de Deus.

 

 

 

 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ESTUDO BÍBLIA
QUAL O LIVRO MAIS ANTIGO DA BÍBLIA?
GÊNESIS
SALMOS
DEUTERONÔMIO
Ver Resultados




ONLINE
1





SEJAM BEM VINDOS