PASTOR JORGE DE OLIVEIRA  
CONHECENDO A BÍBLIA
CONHECENDO A BÍBLIA

CONHECENDO  A  BÍBLIA

“Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;” 2 Timóteo 3.16

Introdução

O que é a Bíblia?

A palavra Bíblia vem do grego e significa "coleção de livros". Nela contém a história da Salvação, desde a criação do mundo feita por Deus até as profecias da segunda vinda gloriosa de Jesus, o Filho de Deus. Podemos, para um melhor entendimento, caracterizá-la como uma "grande carta" enviada por Deus a todos os seus filhos. Nesta carta contém o plano que Deus preparou para cada um de nós. 

Como foi escrita?

A Bíblia foi escrita ao longo de 16 séculos, por cerca de 40 diferentes autores, nas mais diferentes condições e épocas. 
Cada escritor manifestou seu próprio estilo e características literárias. Entretanto, há na Bíblia um só plano ou projeto, que de fato mostra a existência de um só autor divino, guiando os escritores. 
Seu início ocorreu antes da vinda de Cristo, com as chamadas "traduções orais", que vem a ser as histórias que uns contavam a outros. Por volta de muito tempo atrás, os chamados escribas decidiram "passar para o papel" essas histórias. Com isso, pouco a pouco, a Bíblia foi sendo formada. 

Quando terminou de ser escrita a Bíblia?

A Bíblia terminou de ser escrita por volta do ano 100 d.C., com o Apóstolo João (que escreveu o Apocalipse). 

Quem escreveu a Bíblia?

A Bíblia foi escrita por várias pessoas, mas foi inspirada unicamente por Deus. O Pai usou de pessoas como instrumentos Seus para transmitir a Sua mensagem. 

Como a Bíblia é formada?

A Bíblia é formada por livros sagrados. São 66 os livros contidos na Bíblia. Desses 66 livros sagrados, 39 constituem o conjunto de livros do Antigo Testamento e 27 constituem o conjunto dos livros do Novo Testamento. Podemos afirmar então, que a Bíblia é dividida em duas grandes partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. A palavra testamento significa aliança. 

O Velho Testamento é dividido em cinco partes: 

1. Pentateuco Livros da Lei ou Torá contêm cinco livros: 
Gênesis - Como a palavra bem indica, é o livro dos princípios: do céu e da terra, das ilhas e dos mares, dos animais e do homem. Com Abraão, temos o começo de uma raça, um povo, uma revelação divina particular, e finalmente uma igreja. 
Êxodo - Relata o povo de Deus escravizado no Egito e a grande libertação divina, usando a instrumentalidade de Moisés. 
Levítico - Leis acerca de moralidade, limpeza, alimento, sacrifícios, etc. 
Números - Relata a peregrinação de Israel, quarenta anos pelo deserto. 
Deuteronômio - Repetição das leis. 

2. Livros Históricos, doze livros: 
Josué - Trata da conquista de Canaã. O milagre da passagem do rio Jordão, a queda das muralhas de Jericó, a vitória sobre as sete nações Cananéias, a divisão da terra prometida e, finalmente, a morte de Josué com cento e dez anos. 
Juízes - Várias libertações através dos quinze juízes. 
Rute - A linda história de Rute, uma ascendente de Davi e de Jesus Cristo. 
I e II Samuel - Relatam a história de Samuel, da implantação da monarquia, sendo Saul o primeiro rei ungido por Samuel. Samuel como o último juiz e a história de Davi. 
I e II Reis - Relatam a edificação do Templo de Jerusalém, a divisão do reino. Ministério de Elias e Eliseu. Ainda em II Reis está relatado o cativeiro do Reino do Norte pelos exércitos assírios, e do Sul com o poderio Caldeu de Nabucodonosor. 
I e II Crônicas - Registram os reinados de Davi, Salomão e dos reis de Judá até a época do cativeiro babilônico. 
Esdras - Relata o retorno de Judá do cativeiro babilônico com Zorobabel e a reconstrução do templo de Jerusalém. 
Neemias - Relata historia da reedificação das muralhas de Jerusalém. Ester - Relata a libertação dos judeus por Ester e o estabelecimento da festa de Purim. 

3. Livros Poéticos, cinco livros: 
 - Sofrimento, paciência e libertação de Jó. 
Salmos - Cânticos espirituais, proclamações, poemas e orações. 
Provérbios - Dissertações sobre sabedoria, temperança, justiça, etc. 
Eclesiastes - Reflexões sobre a vida, deveres e obrigações perante Deus. 
Cântico dos cânticos - Descreve o amor de Salomão pela jovem sulamita. 

4. Profetas Maiores, cinco livros: 
Isaías - Muitas profecias messiânicas, é considerado o profeta da redenção. O livro contém maldições pronunciadas sobre as nações pecadoras. 
Jeremias - Tem por tema a reincidência, o cativeiro e a restauração dos judeus. Jeremias é considerado o profeta chorão. 
Lamentações - Clamores de Jeremias, lamentando as aflições de Israel. Ezequiel - Um livro que contém muitas metáforas para descrever a condição, exaltação e a glória futura do povo de Deus. 
Daniel - Visões apocalípticas. 

5. Profetas Menores, doze livros: 
Oséias - Relata a apostasia de Israel caracterizada como adultério espiritual. Contém muitas metáforas que descrevem os pecados do povo. 
Joel - Descreve o arrependimento de Judá e as bênçãos. "O dia do Senhor" é enfatizado como um dia de juízo e também de benção. 
Amós - Através de visões o profeta reformador denuncia o egoísmo e o pecado. 
Obadias - A condenação de Edom e a libertação de Israel. 
Jonas - Relata a história de Jonas, o missionário que relutou para levar a mensagem de Deus à cidade de Nínive. O mais bem sucedido dentre os profetas. Um dos profetas que pregou o arrependimento do povo. O povo arrependeu-se e o profeta ficou triste e desejou a morte. 
Miquéias - Condição moral de Israel e Judá. Também prediz o estabelecimento do reino messiânico. 
Naum- A destruição de Nínive e libertação de Judá da opressão Assíria. 
Habacuque- O grande questionamento do profeta a Deus. Como pode Deus justo permitir que uma nação pecadora oprima Israel. Contém uma das mais belas orações da Bíblia. 
Sofonias - Ameaças e visão da gloria futura de Israel. 
Ageu - Repreende o povo por negligenciar a construção do segundo templo e promete a volta da gloria de Deus. 
Zacarias- Através de visões, profetiza o triunfo final do reino de Deus. Ageu ajudou a animar os judeus a reconstruírem o templo. Foi contemporâneo de Ageu. 
Malaquias- Descrições que mostram a necessidade de reformas antes da vinda do Messias. 

O Novo Testamento também é dividido tem cinco partes: 

1. Os Evangelhos ou Biográficos: 
Mateus, Marcos, Lucas e João. Manifestação do Evangelho. A questão central é a carreira terrena de Jesus Cristo, o filho de Deus. 

2. Histórico: Atos dos Apóstolos. 
Propagação do Evangelho. Trata dos resultados da morte e da ressurreição de Cristo, com a propagação das "Boas Novas" por impulso e liderança do Espírito Santo, começando em Jerusalém, Judéia, Samaria e ate os confins da terra. 

3. Epístolas Paulinas: 
Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossensses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito, Filemom. 

4. Epístolas gerais: 
Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João, Judas. Explicação do Evangelho. 
As explicações e os conselhos dados pelos apóstolos as igrejas cristãs, ainda no berço, onde são fixadas as doutrinas que devem ser cridas e vividas pelos cristãos de todos os séculos. 

5. Profético: 
Apocalipse – Reve
 
Quais foram os idiomas usados para escrever a Bíblia?

Foram usados três idiomas: hebraico, aramaico e grego. 

O Antigo Testamento foi totalmente escrito em hebraico. Já, o Novo Testamento, foi escrito a maior parte em grego e uma pequena parte em aramaico (que vem a ser um dialeto do hebraico). Por curiosidade, o idioma que Cristo falava era o aramaico. 

Podemos interpretar a Bíblia de qualquer modo?

A interpretação da bíblia é algo muito importante, e NÃO devemos interpretá-la de qualquer modo. Ao ler a Bíblia, devemos orar para o Espírito Santo nos revelar as verdades nela contidas. 
O mundo é repleto de seitas e religiões que pregam a livre interpretação. Essa atitude desregrada causa o que vemos ao nosso redor: o nascimento de seitas e mais seitas que pregam aquilo que não é correto. 

Qual é a diferença entre a Bíblia Evangélica e a Bíblia Católica?

As Bíblias de Edição católica-romana têm 73 livros,7 a mais que a Bíblia usada pelos evangélicos. Estes livros são chamados “Apócrifos”, que significa: “Espúrios” ou seja, foram escritos simplesmente por homens e não inspirados por Deus.
São eles: Tobias,Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, 1 Macabeus, e 2 Macabeus e Judite. Sua aprovação pela igreja Romana de deu no Concílio de Trento em 1546. 

Como podemos manusear a Bíblia?

Para aprender a manusear a Bíblia, devemos antes de tudo, saber o que são capítulos e versículos. Os capítulos são as divisões que encontramos nos livros sagrados. Normalmente, os capítulos aparecem em números grandes. Os versículos são as divisões que encontramos dentro dos capítulos, sua função é de auxiliarmos na localização das frases bíblicas. Normalmente, os versículos aparecem em números pequenos, que estão obrigatoriamente no meio do texto bíblico. 

O que significa Pontuação Bíblica?

A Pontuação Bíblia vem a ser a forma que encontramos para manusear a Bíblia com maior facilidade. As principais pontuações bíblicas são as seguintes: 

(:) Os “dois pontos” separa capítulo de versículo. Exemplo: Dn 3:5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 5) 
(-) “Hífen” equivale ao "até". Exemplo: Dn 3:1-5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo de 1 até 5) 
(.) “Ponto” mostra versículos alternados. Exemplo: Dn 3:1.3.5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 1, versículo 3 e o versículo 5) 

Essas são as principais pontuações bíblicas, que normalmente usamos para manusear mais facilmente a Bíblia. 

O que são abreviações bíblicas?

As abreviações bíblicas tem como finalidade, facilitar na hora de especificar o livro sagrado. A maioria das Bíblias, para não dizer todas, possui uma página com todas as abreviações bíblicas, para a consulta de todos os leitores. 
São elas: 
Gn. – Gênesis
Ex. – Êxodo
Lv. – Levítico 
Nm. – Números 
Dt. – Deuteronômio 
Js. – Josué 
Jz. – Juíses 
Rt. – Rute 
ISm. – I Samuel
IISm. – II Samuel
IRs. – I Reis
IIRs. – II Reis
ICr. – I Crônicas
IICr. – II Crônicas
Ed. – Esdras 
Ne. – Neemias 
Et. – Ester 
Jó – Jô 
Sl. – Salmos 
Pv. – Provérbios 
Ec. – Eclesiastes 
Ct. –Cântico dos Canticos
Is. – Isaías 
Jr. –Jeremias 
Lm. – Lamentações de Jeremias
Ez. – Ezequiel 
Dn. – Daniel 
Os. – Oséias 
Jl. – Joel 
Am. – Amós 
Ob. – Obadias 
Jn. – Jonas 
Mq. – Miquéias
Na. – Naum 
Hc. – Habacuque 
Sf. – Sofonias 
Ag. – Ageu 
Zc. – Zacarias 
Ml. – Malaquias 

Mt. – Mateus 
Mc. – Marcos 
Lc. – Lucas 
Jo. – João 
At. – Atos dos Apóstolos
Rm. – Romanos 
ICo. – I Coríntios 
IICo. – II Coríntios 
Gl. – Gálatas 
Ef. – Efésios 
Fp. – Filipenses 
Cl. – Colossenses 
ITs. – I Tessalonicenses 
IITs. – II Tessalonicenses 
ITm. – I Timóteo
IITm. – II Timóteo
Tt. – Tito 
Fm. – Filemon 
Hb. – Hebreus 
Tg. – Tiago 
IPe. – I Pedro 
IIPe. – II Pedro 
IJo – I João 
IIJo – II João 
IIIJo – III João 
Jd. – Judas 
Ap. – Apocalipse 

Qual é o tema central da Bíblia?

Jesus é o tema central da Bíblia. 
Em Gênesis, Jesus é o Cordeiro no altar de Abraão; 
em Êxodo, Ele é o Cordeiro da Páscoa; 
em Levítico, Ele é o sumo-sacerdote; 
em Números, Ele é a nuvem durante o dia e a coluna de fogo durante a noite; 
em Deuteronômio, Ele é a cidade de nosso refúgio; 
em Josué, Ele é o tecido vermelho na janela de Raabe; 
em Juízes, Ele é o nosso juiz; 
em Rute, Ele é o nosso parente redentor; 
em I e II Samuel, Ele é o nosso profeta confiável; 
nos livros de Reis e Crônicas, Ele é o nosso soberano; 
em Esdras, Ele é o nosso escriba fiel; 
em Neemias, Ele é o reconstrutor de tudo que está destruído; 
em Ester, Ele é o Mordecai assentado fielmente no portão; 
em Jó Ele é o nosso redentor que vive para sempre; 
em Salmos, Ele é o meu pastor e nada me faltará; 
em Provérbios e Eclesiastes, Ele é a nossa sabedoria; 
em Cantares, Ele é o belo noivo; 
em Isaías, Ele é o servo sofredor; 
em Jeremias e Lamentações, Jesus é o profeta que chora; 
em Ezequiel, Ele é o maravilhoso homem de quatro faces; 
em Daniel, Ele é o quarto homem na fornalha; 
em Oséias, Ele é o amor sempre fiel; 
em Joel, Ele nos batiza com o Espírito Santo; 
em Amós, Ele leva nossos fardos; 
em Obadias, nosso Salvador; 
em Jonas, Ele é o grande missionário que leva ao mundo a palavra de Deus; 
em Miquéias, Ele é o mensageiro dos pés formosos; 
em Naum, Ele é o vingador; 
em Habacuque, Ele é a sentinela orando pelo reavivamento; 
em Sofonias, Ele é o Senhor poderoso para salvar; 
em Ageu, Ele é o restaurador de nossa esperança perdida; 
em Zacarias, é a nossa fonte; 
em Malaquias, Ele é o Sol da justiça com a cura em suas asas; 

Em Mateus, Ele é o Cristo, o Filho do Deus vivo; 
em Marcos, Ele é o operador de milagres; 
em Lucas, Ele é o Filho do homem; 
em João, Ele é a porta pela qual todos devem entrar; 
em Atos, Ele é a luz brilhante que aparece a Saulo no caminho de Damasco; 
em Romanos, Ele é o nosso justificador; 
em I Coríntios, nossa ressurreição; 
em II Coríntios, leva os nossos pecados; 
em Gálatas, Ele nos redime da lei; 
em Efésios, Ele é a nossa riqueza insondável; 
em Filipenses, Ele super todas as nossas necessidades; 
em Colossenses, Ele é plenitude do Deus encarnado; 
em I e II Tessalonicenses, Ele é o nosso Rei que virá; 
em I e II Timóteo, Ele é o mediador entre Deus e o homem; 
em Tito, Ele é a nossa bendita esperança; 
em Filemom, Ele é o amigo mais chegado que um irmão; 
em Hebreus, Ele é o sangue do pacto eterno; 
em Tiago, Ele é o Senhor que cura o doente; 
em I e II Pedro, Ele é o pastor principal; 
nos livros de João, é Jesus que tem a ternura do amor; 
em Judas, Ele é o Senhor que vem com milhares de seus santos; 
E em Apocalipse, a Igreja é conclamada a levantar os olhos, pois é chegada a sua redenção. Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos senhores! 

Como ler a Bíblia

Para um melhor entendimento e aproveitamento da leitura Bíblica, é recomendável estudar um dos livros sagrados do começo ao fim.

1) Primeira leitura livre do livro escolhidos;

2) Segunda leitura, fazendo anotações próprias;

3) Terceira leitura, consultando comentários de outras pessoas.

O Cristão que deseja crescer na fé e se aproximar de Deus deve se alimentar diariamente de Sua Palavra. 
Ela é um ingrediente imprescindível que não pode faltar na vida de nenhum crente.



Curiosidades Bíblicas 

- O Salmo 119 tem, em hebraico, 22 seções de oito versículos. Cada uma das seções inicia com uma letra do alfabeto hebraico, de 22 letras. Dentro das seções, cada versículo inicia com a letra da seção. 

- Que "o caminho de um sábado" era o caminho permitido no dia de sábado; a distância que ia da extremidade do arraial das tribos ao tabernáculo, quando no deserto, isto é, cerca de 1.200 metros. 

- O capítulo 19 de II Reis é igual ao 37 de Isaías. 

- No livro Lamentação de Jeremias, os capítulos 1, 2 e 4 têm versículos em número de 22 cada, compreendendo as letras do alfabeto hebraico. O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto. 

A menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas. Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma séria de gravuras ilustrativas e pode ser lida com o auxílio de uma lente. 

A maior Bíblia que se conhece, contém 8.048 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros de espessura. Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos. 

A Bíblia contém 31.000 versículos e 1.189 capítulos. 
Para sua leitura completa, são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a do Novo Testamento. Para lê-la audivelmente, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 71 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia. 

Tradução
Você sabia que das 2.000 línguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já posuem a Bíblia ou textos bíblicos traduzidos? 

Conclusão

Logo, chegamos ao conhecimento do que vem a ser a Bíblia e a sua importância para todos nós. 

Basta agora, desfrutarmos daquilo que Ela pode nos proporcionar, e principalmente, praticarmos os ensinamentos daquele cujo é o seu centro: Jesus Cristo. 

"Portanto, quem ignora as Escrituras, ignora Cristo"

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ESTUDODABILBIA
Quem foi o profeta chorão?
DANIEL
JEREMIAS
SAMUEL
ELIZEU
Ver Resultados




ONLINE
3





Partilhe este Site...

SEJAM BEM VINDOS