Crie seu próprio Site Grátis! Templates Incríveis em HTML5/CSS3, Galerias de Fotos, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
COMO EXPLICAR DE MODO SIMPLES A TRINDADE
COMO EXPLICAR DE MODO SIMPLES A TRINDADE

Como Explicar de Modo Simples a Trindade?

O senhor tem algo que seja de fácil compreensão e que possa me passar sobre a Trindade? Acho um assunto muito difícil e tenho muita dificuldade de compreender o motivo pelo qual se usa esse termo.

Resposta:

Há um só Deus em três pessoas distintas: o Pai é Deus; o Filho é Deus; o Espírito Santo é Deus. Embora na Bíblia não haja a expressão “Trindade”, a doutrina cristã do Deus trino está evidente em várias passagens das Escrituras. No batismo de Jesus, por exemplo, ouviu-se a voz do Pai: “Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo” (Mc 1.11). João Batista disse: “Eu vi o Espírito descer do céu como pomba e permanecer sobre Ele” (sobre Jesus) (Jo 1.32). Aí temos, portanto a manifestação das três pessoas da Trindade. A Trindade, ou seja, as três pessoas subsistentes em um só Deus, constitui um dos maiores mistérios da Divindade. Não pode ser entendida nem explicada à luz da lógica humana. A infinitude de Deus não cabe na finitude do homem. (Gn 1.1-2; 1.26; 3.15; Jo 1.1-14).

Exemplos práticos de tentarmos entender a Trindade. 1 - Três tipos de tinta, de três cores diferentes, numa só balde. Misturamos essas tintas, e ao final fica com uma cor única e indivisível. Mas ali há três tipos de tinta com cores diferentes, e se pode dizer que têm funções diferentes: uma serve para dar brilho, outra, proteger, etc. 2 - O Sol possui três elementos: o núcleo, os raios, o calor ou energia. Três em um, mas tudo é Sol. 3 - O triângulo tem três lados e formam três ângulos, mas tudo reunido é uma só peça: um triângulo. Um ângulo não é maior do que o outro.

A doutrina da Trindade consiste num dos grandes mistérios da fé cristã. Embora as Escrituras ensinem que Deus é um, e que além dele não existe outro Deus, a unidade divina é uma unidade composta de três pessoas distintas e divinas: Pai, Filho e Espírito Santo. Não são três deuses independentemente. São três pessoas, mas um só Deus. Os três cooperam unidos e num mesmo propósito, de maneira que no pleno sentido da palavra são um.

O Pai, o Filho e o Espírito são onipresentes, onipotentes, oniscientes, Criador, Eterno, etc. (Jr 23.24; Ef 1.20-23; Sl 139.9; Gn 17.1; Ap 1.8; Rm 15.19; At 15.18; Jo 21.17; 1 Co 2.10; Rm 16.16; Ap 22.13; Hb 9.14).

Ora, bastaria dizer que o Pai, o Filho e o Espírito são eternos, oniscientes, onipresentes e onipotentes para termos aí a doutrina da Trindade, pois esses atributos são exclusivos da divindade. Por exemplo, só Deus é eterno, isto é, não teve começo, nem terá fim. Se o Filho é eterno, Ele é Deus; se o Espírito é eterno, também é Deus. Além disso, temos a seguinte palavra: “Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um (1 Jo 5.7).

Aí está, de forma simples, como você pediu, a doutrina da Trindade. Lembre-se que o justo viverá pela fé. Nosso entendimento do mundo espiritual ainda é limitado. Quando estivermos lá, tudo ficará claro como a luz do meio dia. Paulo disse que agora vemos as coisas como através de um espelho, isto é, com algumas imperfeições.
13.08.05

 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ESTUDODABILBIA
Quem foi o profeta chorão?
DANIEL
JEREMIAS
SAMUEL
ELIZEU
Ver Resultados




ONLINE
1





Partilhe este Site...

SEJAM BEM VINDOS